9 de agosto de 2011

De onde vem essas luvas azuis?

O garotinho tinha cinco anos e entrou na sala meio cambaleando, bastante desconfiado, medindo tudo com os olhos. Tinha razão, afinal, em um hospital todas as salas são pra se colocar também, um pouco de desconfiança, elas contém seringas, agulhas, injeções, coisas demais que crianças não gostam. O pequeno ainda vestia o pijama. A mãe, logo se defendeu:


- É muito preguiçoso pra acordar! Estávamos atrasados, preferi não trocar de roupa…


Eu disse que tudo bem, conversamos e distraí o garotinho como de costume. Ele estava lá para fazer um teste bastante simples, onde é preciso fazer uma micro incisão no antebraço - 5mm de comprimento por 2mm de profundidade. Como eu mentia (quase sem precisar), "uma picadinha de formiga".


Vesti o par de luvas descartáveis. Eu usava luvas especiais, anti-alérgicas. Essas eram azuis, e claro, despertaram a curiosidade do garoto:


-Azuis! Elas são azuis!!!


Confirmei, "sim, azuis!", e pronto, uma vez confirmado, poderia ter parado por ali. Mas não, continuei e tentei colocar as luvas e toda aquela situação no plano da fantasia. Então, perguntei pra ele,


-E você sabe de onde elas vem???


Esse foi momento em que eu, além de querer criar o mundo da fantasia, também perdi a medida do tempo e esqueci que pelo menos, 20 anos nos separaram.


-Não!!! De onde elas vem??? - ele perguntou, assim mesmo, bastante eufórico.


-Elas vem lá da terra dos Smurfs! - disse eu.




[Silêncio]

Se estivessem por ali, ouviríamos o som dos grilos.




No meu rosto, à espera de que ele relacionasse o azul das luvas ao azul dos Smurfs, estampava-se um grande sorriso; no dele, com o dobro do tamanho, uma interrogação.


Confesso, fiquei indignado. Como podia uma criança não saber quem são os Smurfs! Como poderia então, nunca ter cantado o "lá, lá, lá lá lá lá, lá, lá lá lá lá"? Não saber sobre o Gargamel e seu gato Cruel, a Smurfete! Como?


A mãe do garotinho percebendo o desconforto da situação se pôs mediadora:


-Então… [num tom bastante delicado, pra não me ofender], Os Smurfs são do nosso [olhando para mim] tempo né… Não do dele… ele tem só 5 anos!


O garoto continuou por alguns instantes com aquela interrogação estampada no rosto, que mal se desfez quando outra surgiu: quis saber então, como uma "formiguinha" - essa que logo mais o picaria - tinha entrado no dispositivo que faria a incisão em seu braço… Ele, como toda criança tem um mundo pra descobrir, não poderia perder mais tempo com luvas azuis da terra dos Smurfs.


Hoje, fui tomar um café no Café do cinema e vi o cartaz do filme dos pequenos azuis. Lembrei desse caso e ri sozinho. Se pudesse, levaria ele para assistir Os Smurfs. Aí então, ele descobriria de que mundo vieram aquelas luvas azuis…


(E tantas outras coisas que como os Smurfs, moram pra sempre na minha memória, naquele cantinho dos Verdes Anos.)






2 comentários:

  1. Haha! Pô, Rafa! Deu mole, hein! rs O moleque só conseguia pensar na formiguinha do braço dele... mas pelo menos você fez ele tentar imaginar algo diferente... rs
    Meu palpite é que a mãe era uma ridícula que não curtia os Smurfs, por isso, cortou o barato, senão teria dado corda na história, tonta! rs
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. uns dois anos depois... "olha mãe, o lugar da onde veio as luvas azuis daquele cara meio biruta da picada de formiga!" rs

    ResponderExcluir